PROUCA - TURMA 3


Refletindo sobre projetos na Escola
Como que os pensadores falam de PROJETO organizado de tal forma que ele seja aberto e articulado e as informações das quais são produzidas levam a produção da informação e aplicação de conceitos e conhecimentos. O que eu concordo com Prado é que é necessário ter uma clareza de intenção ao se propor o trabalho com PROJETOS e da importância do acompanhamento do processo de aprendizagem.Como que a tecnologia pode servir de maneira significativa aos conteúdos curriculares e as tecnologias podem gerar novas práticas pedagógicas. "Cabe ao professor elaborar projetos para a criação de situações que propiciem aos alunos desenvolverem seus próprios projetos." (PRADO, 2005) De acordo com estes questionamentos, penso: Como despertar tudo isso? Como associar a proposta da Escola e o currículo? Como posso aglutinar um grupo de professores ao redor do estudo e da pesquisa?
Neste processo não podemos descuidar da Avaliação e como ela pode ser uma aliada do professor na descoberta dos caminhos e destinos que podem ser traçados. É preciso cuidarmos com os vários caráter que a avaliação dispensa, formativa, processual e como podemos envolver o aluno, tornado-o um ser ativo e interativo.
Na concepção de Cappelletti (2002, p. 32-33) a avaliação permite compreender as representações dos alunos e suas implicações na reconstrução do conhecimento:Esse processo desencadeia uma intervenção intencional de estudos, reflexões, re-leituras, gerando nas ações/decisões um movimento de problematização e re-significação na direção de transformações qualitativas.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Avaliando minha aula com o uso do laptop

O desenvolvimento da aula aconteceu na EE PADRE ANCHIENTA, durante a aula da Professora Vandarci Carneiro. O que eu pude notar de positivo nesta aula que tanto a professora como os alunos já estão familiarizados com a utilização do laptop, favorecendo e minimizando vários problemas. Ao mesmo tempo pude observar a preocupação e o empenho com o ensino por parte da "Profª Vanda", como é carinhosamente chamada. Seu compromisso e dedicação torna o ensino prazeroso por parte dos alunos. Constatei também que os alunos estão dominando bem a máquina e que conseguem utilizá-la de maneira direcionada e produtiva.Em relação ao desenvolvimento da aula propriamente dito, os alunos ao utilizarem os jogos de matemática online conseguem fixar conceitos de adição e multiplicação com mais facilidade e desenvoltura, tornando o ato de aprender uma aventura.
____________________________________________________
LA PERGUNTA ?


Quando tem-se a possibilidade de estudar estes autores que estão no link Ideias percebo que eles foram escolhidos pois seus pensamentos e teorias quer buscar o que há de melhor a partir da pessoa, e que o desenvolvimento pessoal, estende-se aos outros. As ideias que são desenvolvidas por eles, favorecendo o conhecimento, mostra que a construção do saber é maior do que repassar conteúdos. Como que a formação do saber depende do envolvimento intrínseco do ser humano e que as relações quando positiva, só podem nos levar ao desenvolvimento.

_________________________________________________________

 Avaliando a minha aula com o uso do laptop

O desenvolvimento da aula aconteceu na EE PADRE ANCHIENTA, durante a aula da Professora Vandarci Carneiro. O que eu pude notar de positivo nesta aula que tanto a professora como os alunos já estão familiarizados com a utilização do laptop, favorecendo e minimizando vários problemas. Ao mesmo tempo pude observar a preocupação e o empenho com o ensino por parte da "Profª Vanda", como é carinhosamente chamada. Seu compromisso e dedicação torna o ensino prazeroso por parte dos alunos.  Constatei também que os alunos estão dominando bem a máquina e que conseguem utilizá-la de maneira direcionada e produtiva.Em relação ao desenvolvimento da aula propriamente dito, os alunos ao utilizarem os jogos de matemática online conseguem fixar conceitos de adição e multiplicação com mais facilidade e desenvoltura, tornando o ato de aprender uma aventura.

_________________________________________________________

Educação na era Exponencial - Palestra

Professor Sílvio Meira, especialista em TI, ministra palestra sobre o  tema, Educação na Era Exponencial, se referia à grande era tecnológica em que estamos vivendo e à rapidez com que a informação acontece e chega até nós. Sílvio enfatizou a necessidade do ambiente escolar se adequar a esse fluxo contínuo e rápido de informações. - "Todos nós, juntos, com cada um de nós, em rede, continuamente, aprendendo a aprender. Boa Noite!" - Sílvio Meira O C.E.S.A.R, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, do qual o Sílvio Meira é presidente, é o melhor Instituto de Ciência e Tecnologia do Brasil. A instituição foi a grande vencedora do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, edição 2010, na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia. Ao me deparar com este texto eu imagino que estamos nos encaminhando para a WEB 3.0, 4.0, ... e o quanto temos que estar trabalhando no HOJE, com os olhos no amanhã. A educação precisa buscar em seu bojo a novidade e o inovação tão necessárias que o o mundo necessita.
______________________________________________________

  PROUCA - TEMÁTICA 3

Plano de Aula

Nenhum comentário: